Multitrafos

Tecnologia

Lead Free

A indústria eletrônica está, neste momento, focada em processos de manufatura livres de chumbo e preocupada a respeito da necessidade de altas temperaturas nos processos de soldagem "Pb-free" em ambos os processos "Reflow" e "Wave". Por meio de novas pesquisas, foram descobertos processos de manufatura "Pb-free cost-effective" que garantem a confiabilidade dos novos componentes.

As mudanças impostas pelas legislações ambientais RoHS– Restrição de Uso de Substâncias Nocivas e WEEE – Descarte de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos, estabelecem, respectivamente, o controle do descarte de equipamentos eletroeletrônicos e a restrição ao uso de substâncias nocivas que influenciam toda cadeia produtiva da indústria eletroeletrônica.

Os insumos, tais como: liga de solda e revestimentos, tanto de placas como de componentes, foram alterados banindo o chumbo e ou outras substâncias de suas composições químicas, conforme as restrições impostas pela RoHS. Do ponto de vista de processos de montagem, as novas composições químicas impuseram alterações principalmente nas etapas em que há aporte térmico.

A RoHS é responsavel por uma das principais mudanças na indústria de eletroeletrônicos. Em vigor na União Européia desde julho de 2006, a diretiva restringiu a comercialização de produtos que contenham substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio, cromo, bifenóis polibromados, éteres difenílicos polibromados, entre outros.

O Japão e a Califórnia também adotaram diretivas similares à RoHS e à WEEE. A expectativa é de que elas sejam gradativamente adotadas por outros países. O objetivo em longo prazo é a redução dos riscos de contaminação do meio ambiente por essas substâncias, quando houver o descarte dos produtos eletrônicos.

Entre as substâncias que sofreram restrições, o chumbo é uma das mais utilizadas em eletroeletrônicos. O processo de substituição deste elemento químico por outros, como prata e cobre, é conhecido como Lead Free (Livre de Chumbo). Alguns especialistas acreditam que a adequação cria um impacto em todo o processo fabril, envolvendo até a velocidade da produção e a vida útil dos equipamentos.


Rua Coração-de-Bugre, 220 - Pirituba - São Paulo - SP - CEP: 02945-010 - Fone/Fax: 3972-5458  / 3972-6200